quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Modelo Felix de Gestão: Diga NÃO!


Será mesmo que é só na ficção que existe um tipo de chefe como o apresentado pelo personagem Félix da novela Amor à Vida? 

Primeiramente, gostaria de pedir licença aos "anti-novelas" em usar uma figura de TV, mas penso que seria bastante indelicado e anti-profissional se citasse nomes da vida real (porque acreditem, eles existem!).

Diante disso, escolho este exemplo fictício para ilustrar e afirmar que, SIM, encontramos em nosso universo de trabalho pessoas em posições de alta liderança que atuam com condutas semelhantes a este personagem.

Nem sempre todos os problemas apresentam-se em uma única pessoa, mas líderes arrogantes, com  sérios desvios de caráter, assediadores, desonestos, manipuladores e que abusam do poder estão espalhados por todos os lugares.

Muitas empresas já desenvolveram mecanismos éticos para se resguardar deste tipo de profissional, mas ainda há muitas outras que mantêm tipos como este por simples ignorância de seus desvios (muitas vezes as pessoas têm medo de denunciá-los) ou até mesmo por serem eles os próprios donos de seus negócios.

Chefes como este geram desengajamento? Certamente sim, mas dos males, este é o menor. Vivências como estas geram resultados muito mais graves, como: pedidos desesperados de demissão e busca por outro emprego, quando não em sérios problemas de depressão, pânico, esgotamento, hipertensão, dentre outras doenças relacionadas ao trabalho.

Este definitivamente não é o seu caso, certo? Pois bem, ao tratarmos de proporções infinitamente menores que esta, há também aqueles líderes que falham não pelos motivos descritos a pouco, mas pela simples inabilidade de gerenciar sua equipe de maneira bem sucedida. Infelizmente, casos assim, também levam ao desengajamento e à perda de colaboradores.

Que atitudes os gestores podem ter para conseguir reter pessoas por meio do seu engajamento?

Detalhei no quadro abaixo algumas dicas de comportamentos em 5 pilares que são capazes de ajudar os líderes a construir uma equipe engajada, são eles: alinhamento, comunicação, relacionamento, reconhecimento e desenvolvimento.


Caráter, honestidade e conformidade são valores difíceis de ensinar, lapidar e corrigir, mas os demais comportamentos são totalmente possíveis de desenvolver, treinar e aperfeiçoar. 

Se você está aberto, dedicado e implicado, a mudança acontece. E lembre-se sempre, na relação entre líder e liderados, o engajamento deve acontecer dos dois lados, ou seja, aja para ter colaboradores engajados, mas seja você também um exemplo de engajamento, afinal você também precisa disto para ser feliz na sua vida profissional. Pense nisto!

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